MinasMigra
Na sexta feira dia 08/06 ocorreu a primeira edição do MinasMigra, evento realizado no espaço Odara no bairro União em Belho Horizonte, que tem como objetivo a troca de saberes e um momento artístico e cultural com o publico de imigrantes no estado de Minas Gerais. O festival teve apoio da Sedpac (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania). A Samovar acompanhou esse evento sensacional e vamos mostrar tudo que aconteceu.
O evento teve como organizadores Ana Paula Gibert, Jéssica Martins Pires, Leon Felipe da Silva e Isabela Bento dos Santos, que foi o primeiro de Belo Horizonte a integrar o Festival 6 Continentes. Que é um evento cultural a envolver ativamente um largo numero de países e comunidades de língua portuguesa, tendo como principal objetivo a promoção e divulgação das culturas lusófonas.
A primeira atração foi uma aula de flamenco, dança de origem espanhola, que surgiu da cultura cigana com influencia árabe e judaica. Quem comandou a aula foi a professora e dançarina de flamenco Thais Maia.




O evento também contou com roda de cassino, de origem cubana é dançada no ritmo da salsa de maneira dinâmica e no formato de roda. Os casais executam passos a partir do comando de um líder e freqüentemente trocam de pares seguindo um fluxo divertido e excitante. A aula foi dada pelos professores Renata Pimenta e Saulo Motta, levando descontração e interação entre o publico.




Outra atração foi As Pandeiristas projeto da Instrumentista Manu Ranilla, que consiste em um grupo de mulheres que aceitaram o desafio de aprender com a professora Manu a tocarem pandeiro. A apresentação é muito animada, e mostrou que o projeto deu super certo com o grupo esbanjando ritmo.




Também teve cúmbia, dança de origem colombiana que se espalhou e se tornou popular em vários países da América Latina como Argentina, Paraguai e Panamá. A artista que fez uma belíssima apresentação é a bailarina Lulo Naranjo nascida na Colômbia.



E para sacudir a noite teve apresentação do Roda de Timbau, que animou a todos com muita energia. O grupo conta com Ludmilla Julia e Randolpho Landim nos vocais, Thiago Braz na guitarra e Petê (Pedro Thiago) na regência geral da bateria. Esse quarteto deram um show de talento.




A Bateria do Roda de Timbau é pura energia que contagia todo o ambiente, colocando todos para dançar e vibrar com sucessos da musica popular brasileira. Os instrumentos que formam a bateria são o timbau, o surdo e o repique.




O evento contou com a presença ilustre do Nilmário Miranda, que possui uma trajetória extensa na politica mineira sendo deputado federal (1991-2003) e ex secretário estadual dos direitos humanos e cidadania. Nilmário fez um pequeno discurso para os convidados.





Para fecha a noite teve rap haitiano com o grupo Inovasyon. O grupo cantou algumas músicas e fizeram batalhas entre os integrantes. A apresentação foi excelente e os rappers mostraram grande talento.



Curtiu as fotos do evento? outras fotos estão na galeria do site e em nossas mídias sociais (instagram e facebook) entrem, deem uma olhada e nos sigam lá!